top of page
  • Foto do escritorTerraço Vestuário Blog

O que o Vestido Império de 1791 e Kate Winselt do filme Titanic(1997) têm em comum?

Atualizado: 23 de jun. de 2020

Como um vestido de 1791 e uma das mulheres mais desejadas da época em 1997 têm em comum e como você pode se inspirar nessa peça para transformar o seu guarda-roupa?


E como um vestido chemise de musselina branca em forma de T, usado em primeira mão por Maria Antonieta como alternativa aos modelos de vestidos da época e para ter mais liberdade ao vestir para relaxar com os filhos em seu refúgio no jardim de Versalhes, e o vestido icônico da cena referência do Titanic com Kate Winslet no papel têm a ver?

Se você nunca assistiu Titanic, olha...recomendo! Haha

Um filme que levou multidões de românticos, apaixonados, escritores, belas moças a flor da idade e idolatrados casais ás telões dos cinemas e fez dezenas de crianças, fruto desses casais, a crescer vendo passar na sessão da tarde da Globo o Titanic reprisado 101 vezes.


E se você já assistiu e como eu, não se cansa de revê-lo, conhece muito bem Kate Winslet, a ruiva com pele branquinha mais endeusada da época e com uma coleção de vestidos para interpretar o papel de par romântico de Jack(Leonardo Dicaprio), Rose.



Rose DeWitt (papel) Interpretada por Kate Winslet









Cartaz do filme Titanic de 1997 Romance/Drama


Se você não se apaixonou pelo par romântico de Kate, Jack (Leonardo DiCaprio) em plena ascendência de carreira, você certamente deve ter desejado viver na pele de Rose, com todo o glamour de sua roupas, jóias e acessórios.

Figurinos de Kate Winslet para o papel de Rose DeWitt


De onde veio a inspiração dos vestidos de Kate?


O vestido império:

<VOCÊ SABIA> Embora o vestido seja denominado por “império”, o modelo chemise de musselina branca em forma de T, de cintura alta e corte reto, foi usado primeiramente por Maria Antonieta como alternativa aos modelos de vestidos da época e para ter mais liberdade e conforto ao vestir para relaxar com os filhos em seu refúgio no jardim de Versalhes.


Vestido Império de 1790 de chemise e em formato em T


A MODA NOS CONDENA A MUITOS DESATINOS, O MAIOR DOS QUAIS É NOS TORNARMOS SEUS ESCRAVOS

~Napoleão Bonaparte


Se você é da década de 70,80 ou 90 sabe muito bem o que é ver a marcaçao da cintura mudando tanto!

Calças com cintura baixa, calças com cintura alta, calças com a cintura entre as costelas kkkk


Bem, no final do século XVIII, a posição de marcação da cintura também sofreu uma mudança. Agora, todas as saias e vestidos tinham sua cintura marcadas mais para cima e veio a ficar sob o busto nos estilos chamados Império ou Regência.


Da esquerda para direita: Vestido com cintura normal / Vestido com cintura já um pouco acima do modelo anterior / Vestido Império com cintura marcada abaixo do seio.

Você pode nunca ter visto nenhuma dessas fotos ou nem conhecer essa época e muito menos o nome desse vestido, mas com certeza conhece esse icônico vestido aqui:


Mas o que ele e o vestido Império de 1790 têm em comum?


Além dos tons terrosos e da manga camponesa, a cintura bem marcada e o busto livre e aparente são alguns dos detalhes que unificam os vestidos de épocas tão diferentes.


<VOCÊ SABIA> Em 1800 a.c em vez das mangas dos vestidos serem costurados, elas eram unidas com pequenos fechos ou botões ao longo da parte alta do braço.
Uma técnica de construção de roupas usadas nos figurinos das roupas ferminas na Grécia Antiga e em Roma.

Então, se você está ai pensando que jamais usaria um Vestido Império em pleo Séc.XXI, aqui vão alguns modelos Império 2017/2019 que vão provar para você que, com certeza, em alguma festa de debutante ou casamento você já deve ter usado ele e nem se lembra haha.


Rola pra baixo pra conferir os modelos!











Agora você já pode sair dizendo a todos quando assistirem Titanic, que o vestido da Rose é um vestido Império por conta do formato em T, a cintura marcada abaixo do busto e os tecidos leves e fluidos.

Gostou de conhecer um pouquinho mais do mundo da moda e saber como ele faz parte do seu dia a dia?

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais, para que suas amigas e conhecidas também leiam e arrasem na hora de comprar um próximo vestido!



Bem, é como dizemos por aqui "Nada mais.Nada menos. Somente Terraço Vestuário"



Ate breve, bjbj

1 visualização0 comentário
bottom of page