Como economizar energia elétrica em home office?
- Terraço Vestuário Blog
- 23 de jun. de 2020
- 4 min de leitura
O mundo mudou. O seu modo de trabalhar também. Agora é hora de mudar os hábitos da sua casa para tornar ela mais eficiente, sustentável e financeiramente mais econômica para o seu bolso.

Quem aqui já não cansou de ficar em casa,comendo sempre, mudando do sofá para cadeira da mesa da lada e depois pra cama do quarto.....
E ficar em casa se torna mais "complicado" quando se está de home office, e se você tiver esposo, esposa, filhos...a sogra em casa...as contas de energia crescem até a gente ficar doido com os gastos kkk
Afinal, tem alguma fórmula secreta nunca revelada que eu, você, todos nó podemos usar para economizar energia enquanto trabalhamos em casa?
A notícia ruim é: não tem uma fórmula secreta nunca revelada
A notícia boa é: esse post da Terraço Vestuário te traz dicas reais, eficazes e super práticas de adotar para reduzir os gastos do trabalho em home office
Vamos as dicas então?
Enquanto eu vou te contando elas já prepara o print do smartphone ai pra ir salvando e poder usar quando estiver trabalhando ou já reserva um papel e uma caneta ai do seu ladinho e bora conferir as dicas!
1. Iluminação e climatização:
Se você já cuidou de um bebê alguma vez sabe o quanto o importante dar banho de sol no bebê.
Bem, essa dica é mais ou menos parecido.
Aproveite a luz natural e abra as janelas e cortinas durante o dia e mantenha as luzes apagadas.
Além de diminuir o valor da conta de energia ainda evita gastos desnecessários e ajuda a arejar a casa.
Outra dica é:
Se possível, trabalhe em um espaço da sua casa que tenha paredes de cor clara, porque refletem melhor a luminosidade. e deixam o ambiente mais agradável aos olhos para passar horas e horas trabalhando haha.
Se o seu trabalho sempre foi home office ou você foi efetivado a empresa como home office ou a empresa colocou todos os funcionários de home, reserve entre RS:9,90 a RS:18,90 para substituir as lampadas incandescentes (essas comuns de teto, de banheiro, as do quarto) por lâmpadas de LED.
Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia
2. Geladeiras fechadas:
Se você tem filhos, crianças ou recebe os sobrinhos e primos em casa já sabe que a geladeira quase nunca para fechada kkk.
Mas trabalhando em casa algumas regras precisam de mudar, não acha?
Essa dica é simples:
Não abra a porta desnecessariamente.
<VOCÊ SABIA> Uma geladeira ligada o dia inteiro na tomada consome de 85 KWh (para geladeiras pequenas) a 100KWh (para geladeiras grandes) por dia, isso quer dizer que você paga RS: 50,00 (para geladeiras pequenas) a RS: 120,00 (para geladeiras grandes) de acréscimo nas contas de energia, sem falar do microondas, do chuveiro...
Para saber melhor qual o valor exato do seu gasto entre em contato com a SEFAS- Secretaria da Fazenda do seu estado.
E se a sua geladeira está com algum vazamento ou a borracha da porta não está mais vedando ela tão bem, saiba que:
Deixar a porta da geladeira entre aberta, sem fechar completamente por aumentar em 12% no seu gasto com a energia, fora que não preserva corretamente todos os alimentos dentro dela.
Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função e nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos
3. Chuveiros:
Vai por mim, não tem coisa mais gostosa do que tomar aquele banho com calma depois de horas e mais horas sentadas em frente ao computador trabalhando, não é?
Pois é. O problema é justamente os banhos demorados e isso a gente já até sabia. O que é novidade e você trabalho em casa precisa se alertar é:
Escolha um horário fixo para tomar banho e não consumir em excesso.
<VOCÊ SABIA> O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem dentro de casa, seguido da geladeira e por último, mas em menos uso hoje em dia, o ferro de passar roupa.
Atenção ao comprar: escolha eletrodomésticos com melhor desempenho energético. Procure por aparelhos com o Selo Procel,
O PROCEL orienta o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.
4. TVs e outros equipamentos elétricos:
Sabe quando o Netflix te pergunta :"Ainda tem alguém assistindo?" e caso não, ele encerra o streaming e você ligar de novo?
Essa dica segue o mesmo padrão.
Não deixe aparelhos ligados sem que haja alguém usando.
Se você não está mais na sala vendo TV no seu intervalo do home office, desligue-a.
Se você não está na cozinha fazendo suas batatas fritas, tire a airfrier da tomada.
No caso das TV, programe sempre o timer na hora de dormir (desligamento automático).
5. Computadores e celulares:
Estando em casa a gente usa o smartphone 3x mais que o habitual. Isso porque
Só deixe carregando quando realmente for necessário.
Quando estiver totalmente carregado, retire o carregador da tomada.
Isso vale para os tablets das crianças, para o Ipad da esposa, para a caixinha de som...
Usou? Poem pra carregar.
Já carregou? Tira da tomada.
<VOCÊ SABIA> O monitor do computador é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento.
6. Máquina de lavar roupas
<VOCÊ SABIA> A máquina de lavar roupas é um dos eletrodomésticos que mais consome água.
Por isso, para que o gasto não seja maior do que o necessário, espere para ligá-la apenas quando atingir a sua capacidade máxima e aproveite as lavagens em sua capacidade máxima sempre que possível.
Gostou das sugestões para economizar energia em home office? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais, para que os seus amigos e conhecidos também leiam as nossas dicas!
Para tornar esse desafio ainda mais divertido, a Pantys desenvolveu o filtro QUARENTENA SUSTENTÁVEL, onde propõe mudanças de hábitos durante o isolamento que devem ser levados ao longo da vida Link para utilizar o filtro: http://www.instagram.com/a/r/effect_id=3830153873721396
Bem, é como dizemos por aqui "Nada mais.Nada menos. Somente Terraço Vestuário"
Comments