top of page
  • Foto do escritorTerraço Vestuário Blog

CONSUMA SEM CONSUMIR

Como continuar comprando sem gastar dinheiro e ficar estressada? Confira as 12 dicas da Terraço para você aprender essa nova tática e parar de gastar dinheiro a toa.


Sejamos sinceras, economizar nunca foi fácil.

E acho que, talvez a parte mais difícil de tentar economizar seja a ideia bruta de “cortar todos os gastos” e “so focar em dinheiro para comer, pagar contas...”. "Esse mês, nada de jantar fora"

Mas qual seria então uma boa maneira de Economizar? Ou pelo menos parar

de gastar tanto e fazer meu dinheiro render um pouco mais no final do mês, vocês me perguntam.


Aqui na Terraço nós buscamos redirecionar nossa verba para situações que, no momento, precisam de mais atenção que outras, e isso é um passo base para começar a economizar naturalmente e com consciência.


A ideia é aprender a ver o que realmente precisa de investimento ou de mais dinheiro e saber em quais estávamos gastando mais e que poderíamos gastar menos.

Olha como é fácil, vou dar um exemplo do que fazemos aqui na empresa.

Ao invés de pagar alto a conta de luz e termos menos verba para investir em campanhas ou promover ações com nossos seguidores – e se você ainda não conhece a gente, corre no nosso Instagram @terracovestuário e ver conhecer uma empresa de brechó de moda verde e consumo sustentável que vai mudar a sua vida- nós começamos definindo qual é a nossa prioridade deste mês e como podemos usar outras áreas para gastarem menos e apartir disso definimos uma meta para todos os colaboradores.


<Receitinha da Terraço Vestuário>

Qual é a nossa prioridade: Ter x de verba para investir na campanha para o dia dos namorados

Onde estávamos gastando muito e podemos mudar com simples ações: Conta de energia

O problema: Estávamos pagando alto nossas contas de energia, em especial pela luz, e precisávamos ficar gastando mais dinheiro para pagar ela e conseguir criar as campanhas para vocês e trazer looks e peças hiper baratas e muito boas.


Nossa meta: Luz acesa apenas a partir das 17h, antes disso, são luzes apagadas, janelas abertas e cortinas amarradas para deixar a luz do sol entrar.


Parece um mudança boba, mas posso dizer que ficamos impressionados com a mudança na conta de energia. E ahn..algumas vezes nós precisamos trabalhar até mais tarde para deixar tudo prontinho pra vocês no dia seguinte, mas nem por isso deixamos todas as luzes acessas so porque é noite não. Cada colaborador procura trabalhar com a noção de “consumo limpo”, porque é impossível nós trabalharmos com as luzes apagadas haha, certamente teríamos problemas de visão, então o que fazemos?



A partir das 17h as luzes de lâmpada podem ser acessas, mas os colaboradores procuram saber utilizar a luz. Apagam quando saem de um cômodo e vão para outro.


Seja sincera: Quantas vezes ai na sua casa mesmo você já não se pegou dizendo “fulanoooo, a luz do quarto...ciclano...vai no banheiro e apaga a luz, pelo amor.....beutrano..as luzes acessas e as janelas fechadas?” e se você nunca fez isso, talvez dar uma olhadinha na sua conta de luz possa te dar uma clareza de como melhorar haha


Tente adotar essa dica da lâmpada que adotamos na Terraço e veja se isso te ajuda. Gastando menos com a luz você pode aplicar isso em outras tarefas do seu dia a dia e ver que, você não só consegue viver com mais folga com o salário como também consegue reorganizar o dinheiro que tem e investir na prioridade do mês, igual fizemos aqui.



Vamos de outras super dicas?

Enquanto eu te conto as dicas, e muitas delas a Terraço usa sempre, você já pode preparar o print do seu telefone para ir salvando as dicas e mostrar pras amigas ou pra colocar no mural de tarefas da sua casa e parar de vez de andar na via de mão dupla e render esse dinheiro além de ajudar o planeta.


Pronta?



1. Planeje suas compras

“A impulsividade é inimiga do consumo consciente e quem planeja antes compra menos e melhor.”

Você mesmo já deve ter anotado num papel ou no próprio bloco de notas do telefone o que precisava pra fazer um almoço e fio as compras. Você não só gastou menos tempo no supermercado porque já sabia os corredores que precisava ir, como também conseguiu com mais calma escolher as melhores marcas dentre os ingredientes da sua lista sem esquecer de nenhum, o que nem sempre da certo quando vamos ao supermercado em dias sem ter feito este planejamento.



<VOCÊ SABIA> O consumidor brasileiro prefere ir a mercados mais próximos de casa para fazer compras menores e mais frequentes.


O tempo médio de permanência não passa de 30 minutos, enquanto em 1998 superava uma hora




E por isso lembre-se:

mais vale gastar 20min em casa olhando a dispensa e vendo o que e quanto você deve comprar do que aquela passadinha rápida nas gôndolas do mercado e uma compra de 10min que quando você chega em casa só aí se da conta de que esqueceu o pão, o molho de tomate, o alho....

2. Separe o seu lixo

Reciclar é a melhor maneira de contribuir para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.









Separar o lixo que a sua casa produz pode ser uma tarefa super divertida de se fazer com as crianças, o maridão, o boy, a namorada... Vocês aprendem a gastar mais tempo entre sí e a dividir as tarefas de casa além de os dois aprenderem sobre a importância de reciclar e separar o lixo.


<VOCÊ SABIA> Cerca de 35% dos lixeiros do Brasil se machucam ao menos 3x ao dia ao pegar lixo incorretamente descartado e posto em sacolas durante o expediente. Com pequenas atitudes você pode ajudar a melhorar a segurança de trabalho de milhares de lixeiros


Reciclando o lixo você consegue se dar conta do quanto de plástico, papel e metal vem consumindo durante o mês e o quanto de lixo a sua casa produz e poderia ser revertida em menos gastos ambientais.

3. Avalie os impactos do que consome

Ao comprar, leve em conta danos que a fabricação e o uso do produto causam ao meio ambiente e a sociedade.


<VOCÊ SABIA> 50% dos alimentos de supermercados vem dentro de embalagens duplas ou de isopor e plástico.



Repare, suas lindas cenouras já cortadas em cubo e fatias podem até parecerem práticas para você mas trazem junto de sí uma embalagem de isopor na base, cobertas de plástico por cima.

Você comprou cenouras mas levou pra casa duas embalagens que prejudicam o meio ambiente, entope valetas e tapa bueiros.

Você tem o poder de escolher e isso pode começar com pequenas atitudes.






É deixando de usar a sacolinha do supermercado e usando a sua sacolona de compras, um carrinho de compras, ou até mesmo caixas, ai depende do seu gosto.
É deixando de comprar produtos de unidade solta e optando por aqueles de refil,
É fazendo uma listinha do que e de quanto de um produto você precisa durante x dias ou meses para não comprar amais e nem amenos.

4. Reutilize produtos e embalagens

Calma calma, vamos la.

A gente sabe que nem tudo da pra reaproveitar e isso é um fato de indústrias que produzem para que nós compremos mais e aproveitemos menos,

Mas você pode começar a adotar algumas medidas diferentes e aproveitar muuuuita coisa que tem e compra que nem sabia.

Aqui na Terraço nossos colaboradores têm uma frase bem legal que aplicamos em grande parte dos processos, ela é assim “Se você pode concertar, transformar e reutilizar, porquê comprar outra vez?”



Pode soar estranho, mas a mensagem é a seguinte:


Se você comprou uma duzia de caixas de leite, porquê não bolar uma decoração bacana com elas e reutilizar?




Uma caixa de leite pode virar um lindo vaso de flores, um dispenser de absorvente...
Uma camisa branca pode virar um lindo cropped, uma saia lápis.....
Um pneu do seu carro pode virar uma linda mesa de centro...

É claro que isso varia de família para família, mas sempre da pra reutilizar produtos e embalagens com disposição.

5. Valorize a responsabilidade social das empresas.

Querida, você mais do que ninguém já sabe dos seus direitos e conhece as empresas.

Você pode nunca ter ouvido falar das Netshoes, mas se viu um produto deles no site já foi logo correndo ler os comentários, ver o numero de estrelas do produto, se o vendedor respondia os comentários e se soubesse de alguém que já comprou Netshoes e teve algum problema, você repensava duas vezes antes de comprar o produto.

Saiba que o valor de um produto vai além de seu preço e sua qualidade. Ele pode incluir a responsabilidade do fabricante com os funcionários, sociedade e meio ambiente.


Hoje, você pode pesquisar sobre a empresa na internet do seu celular em 20s e descobrir o que ela é, oque produz e como pode ajudar as pessoas e decidir sobre a sua compra antes.

7. Use crédito consciente

Será que da para deixar para depois o que você quer comprar a crédito? E, se comprar, poderá pagar as prestações?

Quantas vezes você já não ouviu nos jornais da Tv, no rádio do carro indo pro trabalho, no ônibus, dos amigos, da mãe, que compraram uma cama, uma televisão de x polegadas, um telefone y e ficaram pagando durante 2 anos as prestações ou que tiveram o nome indo parar no ceraza por não terem conseguido quitar as prestações?

Você pode se livrar disso!

8. Contribuir para a melhoria de produtos e serviços

Aqui vai uma realidade crítica e dura: No Brasil, apenas 30% de toda a população realmente cobra as empresas enviando suas reclamações e sugestões de melhorias.

O restante e veja bem se você se inclui nesse grupo ou não, na hora de receber o e-mail da empresa perguntando sobre como foi a entrega, o recebimento e se o produto teve alguma avaria ou pedindo sugestões de possíveis melhorias, ignora o e-mai, ou não preenche o papelzinho de “deixe aqui sua satisfação quanto ao atendimento”

Gente! Prestem atenção!

Assim como votar bem pode alterar toda a programação e o gasto do seu dinheiro, cobrar das empresas também!


Vai me dizer que você nunca leu uma reportagem que dizia “Usuário reclama e de produto x da empresa fulana e recebe reembolso e créditos para comprar um outro produto”


Você pode pedir melhorias para as empresas e enviar sugestões que ajudariam não apena você como todas as outras pessoas.


A última dica que a Terraço poderia dar é mais uma mudança do que dica em si, mas seria:

Divulgue o consumo consciente

Ideias se espalham muito rápido hoje em dia, assim como um vídeo de receita de bolo vulcão de chocolate no Facebook, um meme do Instagram e um comentário maldoso de racismo no Twitter.

Use as mídias, use a sua voz, use e abuse da sua capacidade de mudar as coisas e ajudar outras pessoas a contribuírem cada vez mais com o planeta e com o consumo consciente.


Mas nos conte aqui, você alguma vez já praticou ou ainda pratica alguma dessas ideias que nós te demos aqui?

Tem alguma coisa que você faz que poderia compartilhar com a Terraço e ajudar nossos colaboradores igual ajudou você?






CONTE AQUI NOS COMENTÁRIOS....estamos ansiosos para trocar figurinhas haha


Bem, é como dizemos por aqui "Nada mais.Nada menos. Somente Terraço Vestuário"


Ate breve, bjbj

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page